terça-feira, 22 de maio de 2012

OSCIP

Boa tarde pessoal!! Hoje iremos esclarecer pra vocês um pouquinho sobre a OSCIP.
A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.
OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.
Uma ONG (Organização Não-Governamental), essencialmente é uma OSCIP, no sentido representativo da sociedade, mas OSCIP trata de uma qualificação dada pelo Ministério da Justiça no Brasil.
A lei que regula as OSCIPs é a nº 9.790, de 23 março de 1999. Esta lei traz a possibilidade das pessoas jurídicas (grupos de pessoas ou profissionais) de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas, pelo Poder Público, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs e poderem com ele relacionar-se por meio de parceria, desde que os seus objetivos sociais e as normas estatutárias atendam os requisitos da lei.
Um grupo recebe a qualificação de OSCIP depois que o estatuto da instituição que se pretende formar tenha sido analisado e aprovado pelo Ministério da Justiça. Para tanto é necessário que o estatuto atenda a certos pré-requisitos que estão descritos nos artigos 1º, 2º, 3º e 4º da Lei nº 9.790/1999.
Pode-se dizer que as OSCIPs são o reconhecimento oficial e legal mais próximo do que modernamente se entende por ONG, especialmente porque são marcadas por uma extrema transparência administrativa. Contudo ser uma OSCIP é uma opção institucional, não uma obrigação.
Concluímos então que OSCIP é uma organização da sociedade civil que, em parceria com o poder público, utilizará também recursos públicos para suas finalidades, dividindo dessa forma o encargo administrativo e de prestação de contas.

Fonte: www.alfabrasil.org.br
Postado por Mikhael Maluf.





segunda-feira, 14 de maio de 2012

MARKETING SOCIETAL

Bom dia!!
Hoje vamos falar do Marketing Societal.
Segundo Kotler e Armostrong, o conceito de marketing societal sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo, e então proporcionar aos clientes um valor superior, de forma a manter ou melhorar o bem-estar da sociedade. A preocupação do bem-estar da sociedade vem sendo um elemento primordial nas estratégias de marketing.
O marketing societal exige que os profissionais de marketing equilibrem 3 fatores ao definirem suas políticas de mercado: os lucros das organizações, desejos dos consumidores e os interesses da sociedade. Então ele convoca as empresas a incluírem considerações éticas e socialmente responsáveis em suas práticas de marketing.
As organizações que praticam o marketing societal devem cumprir pelo menos alguns requisitos: ser orientada para satisfazer o bem-estar do cliente, buscar continuamente inovações que tragam continuamente melhoria para o produto, investir a maioria dos recursos, agregando valor e aperfeiçoamentos de qualidade e conveniência ao produto, definir sua missão em termos sociais amplos, levando em conta seus diversos públicos e tomar suas decisões considerando seus interesses, os desejos dos clientes e o bem-estar da sociedade a longo prazo.
Então concluimos que, o marketing societal é uma forma de conduzir os negócios da empresa, de tal maneira que torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.


Postador por Isabelle Carvalho.