Mas antes de falarmos do e-marketing, vamos tentar diferenciar e-commerce e e-marketing, para que vocês não fiquem confusos. Bom é bem simples: o e -commerce é qualquer atividade comercial ou de comércio que é feita na internet, já o e-marketing é anunciar um produto ou serviço na internet. Porém, o e-commerce e o e-marketing podem andar juntos, você pode chegar através do e-marketing em um e-commerce.
Existem vários meios tradicionais de e-marketing como banners nos sites, o e-mail marketing, que é aqueles e-mails que chegam para nós de propagandas.
Então, o e-marketing pode ser conceituado como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet .Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.
Vocês devem estar se perguntando o porque de estarmos falando isso, nao é mesmo??
Mas se vocês entrarem nos blogs de moda, vão poder ver quantos banners de propaganda tem por lá. As blogueiras de maiores sucessos cobram um preço bem ""salgadinho", e assim mesmo as empresas acabam pagando, pois quantas pessoas acessam aqueles blogs? Quantas pessoas tem acesso a internet? São milhares e milhares de pessoas do mundo todo. Por isso Friedman (2005) afirmou que nunca antes na história da humanidade tantas pessoas tiveram a possibilidade de encontrar tantas informações sobre tantas coisas em um único local. Assim, o uso da internet como ferramenta importante na busca de qualquer tipo de informação deixou de ser uma novidade e se tornou um hábito para as pessoas em qualquer parte do globo, o marketing soube identificar nessa rede mundial de computadores um potencial canal de promoção e distribuição de produtos e serviços.
Agora, vamos dar dicas para vocês empresários, tanto do mundo da moda ou não, de como criar um planejamento de marketing para negócios na internet ( este roteiro foi retirado do livro E-marketing de Tania Limeira):
1- objetivo de marketing
2- estratégia de diferenciação do produto e do posicionamento
3- estratégia de preço
4- estratégia do canal de vendas
5-estratégia de comunicação
6- detalhamento do plano operacional de marketing
7-definição de orçamentos, investimentos e cronograma
8- definição dos meios de avaliação e controle
Bom pessoal. esperamos ter ajudado a vocês a entender um pouco mais sobre o e-marketing, e saber como promover o seu e-commerce ou a sua empresa através da internet.
Desculpem pela foto pequena, mas se vocês repararem no lado esquerdo embaixo de uma foto da Lala Rudge, tem vários quadrinhos de propagandas.
Postado por Isabelle Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário